sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

marionetas de Delphim Miranda

TEATRO / EXPOSIÇÃO
“...Queres que te conte outra vez?”
6 a 8 de Março de 2014
quinta e sexta-feira, 11h00 e 15h00 (grupos escolares, com marcação prévia)
sábado, 11h00 (público em geral)
inclui visita guiada a exposição de bonecos e máscaras do autor após a sessão
M/4 > 40' > 3,00 Euros (crianças / jovens até aos 18 anos) / 5,00 (adultos)

OFICINA
Como quem costura um conto
[sobre o conto, a forma de o contar, de o construir, de o costurar]
por Delphim Miranda
6 e 7 de Março de 2014
quinta e sexta-feira, 17h00 – 21h00
destinatários: animadores/as de bibliotecas, agentes de ensino, contadores de histórias, pais, avós…
(todas as idades; máximo: 16 participantes)
8 horas > 25 Euros (público em geral) / 20 Euros (estudantes)

informações e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 / mariajoaorobalo@aescoladanoite.pt


A Escola da Noite acolhe no TCSB, na primeira semana de Março, as marionetas de Delphim Miranda. O cenógrafo, aderecista e bonecreiro traz consigo, para partilhar com o público de todas as idades, um espectáculo, uma exposição e uma oficina. As inscrições estão abertas!

“...Queres que te conte outra vez?” é o título do espectáculo, para maiores de 4 anos, que tem cinco sessões agendadas para o Teatro da Cerca de São Bernardo – nos dias 6 e 7 de Março, às 11h00 e às 15h00 (para grupos escolares) e no sábado, dia 8 de Março, às 11h00, para o público em geral.
Com a ajuda dos bonecos que ele próprio constrói, Delphim Miranda partilha com es espectadores quatro contos originais que, na sua simplicidade, trazem subjacentes alguns ensinamentos. Entre as personagens que sairão da sua mala de viagem estão o Palhaço Piruetas, o Dragão Verde, o Gato Gatafunho e o Pirata da Perna de Pau, do Olho de Vidro, da Cara de Mau...
No final de cada sessão, os mais e os menos novos são convidados a visitar a exposição de bonecos, máscaras e outros trabalhos do artista plástico, na própria sala de espectáculos.
Os bilhetes custam entre 3 e 5 Euros (crianças e adultos, respectivamente) e as reservas já podem ser feitas através dos contactos habituais do TCSB (239 718 238 / 966 302 488)

Oficina para pais e educadoresDelphim Miranda aproveita a sua estadia em Coimbra para oferecer ao público uma oficina de construção e utilização de objectos no acto de contar histórias. Destinada a “animadores/as de bibliotecas, agentes de ensino, contadores de histórias, pais, avós…”, a formação tem a duração de 8 horas e acontece nos dias 6 e 7 de Março, entre as 17h00 e as 21h00.
Tem por título “Como quem costura um conto [sobre o conto, a forma de o contar, de o construir, de o costurar]” e assume como objectivo proporcionar aos participantes, “através das práticas de animação, o desenvolvimento do seu discurso oral e escrito” e de ferramentas para que possam “criar e contar as suas próprias histórias”. Para isso, Delphim ensinará a criar e confeccionar máscaras, figurinos e outros adereços com materiais de fácil aquisição e manipulação, bem como a manipular “marionetas de dedo”.
As inscrições devem ser feitas até dia 22 de Fevereiro, mediante o preenchimento de uma ficha que pode ser descarregada a partir do blogue d'A Escola da Noite ou solicitada por e-mail (mariajoarobalo@aescoladanoite.pt). A lotação é limitada a 16 pessoas e o custo da inscrição é de 25 Euros (20 Euros para estudante).

Delphim MirandaDelphim Miranda nasceu em Lisboa em 1947. Frequentou o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e lecciona desde 1971 as disciplinas de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica no ensino oficial. É formador nas áreas de Expressão Plástica, certificado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Depois de ter experimentado diversas formas de comunicação, tais como o Cartoon, a Banda Desenhada, o Cinema de Animação, a Pintura, a Ilustração, a Performance/intervenção, fixa-se no Teatro, trabalhando nas áreas da Cenografia, Figurinos, Adereços, como Actor e como Autor.
Descobrindo no Ensino as Marionetas como unidade de trabalho capaz de envolver os alunos em todas as áreas expressivas, especializa-se nesta Arte, tornando-se profissional. Monta então os seus primeiros espectáculos, em que contracena com as suas Marionetas, contando histórias de sua autoria.
Tem percorrido o país de lés a lés como contador de histórias com marionetas, participando também em festivais de Teatro, nacionais e internacionais. Integrou o Programa de Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian apresentando os seus espectáculos e ministrando formação a professores e animadores nas áreas expressivas.
Durante a Expo 98 integrou o elenco do espectáculo diário “Peregrinação”, conduzindo um dos Peregrimóveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário