terça-feira, 7 de outubro de 2014

Relatório de Actividades 2013-2014

Os atuais corpos gerentes da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Santo António dos Olivais tomaram posse em Novembro de 2013 já com mais de um mês decorrido o ano lectivo, mas propuseram-se a cumprir diversos objectivos conforme estipulado no programa.

Programa
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Santo António dos Olivais
continuará a envidar esforços entre os diversos agentes educativos no sentido de contribuir para um cada vez maior sucesso educativo na nossa Escola, destacando as seguintes linhas de acção para o ano letivo 2013-2014:
● Mobilização dos Pais e Encarregados de Educação para uma maior participação na vida da Escola.
● Articulação de informação entre os Pais e Encarregados de Educação e a Direção da Escola.
● Iniciativas de reflexão e debate.
● Continuar a estreitar relações entre a Associação de Pais e os Pais e Encarregados de Educação.
● Apela-se, assim, a uma participação activa por parte dos Pais e Encarregados de Educação na
vida associativa e na vida da Escola, sempre na prossecução de um melhor ensino para as nossas
crianças.

E, subentendeu-se a dinamização dos meios de comunicação de imediato disponibilizados aos pais e
encarregados de educação:
Email da Associação apee.eb1.olivais@gmail.com
Página web apee-eb1-olivais.blogspot.pt
Facebook facebook.com/apee.eb1.olivais

Equipa
Direcção
Rui Pires Presidente 1ºA
Graça Margarida Ferreira de Carvalho Vogal 1ºB
Pedro Maria Teixeira da Cunha Serra Vogal 2ºA
Maria Alexandre Vaz Mendes Tesoureira 1ºA
Sónia Veiga Secretária/Vogal 2ºA
Assembleia Geral 
Manuel Cruzio Presidente 1ºB
Fernanda Bento Brandão Vogal 1ºB
Carla Sofia Martins Loureiro Vogal 1ºB
Conselho Fiscal 
Isabel Cristina Gomes Simões Silva Presidente 1ºB
Paula Lopes Vogal 1ªB
Tiago Mariz Vogal 2ªB

Vimos por este meio apresentar de forma sucinta as actividades realizadas. A maioria das
actividades abaixo referidas foram referidas e publicitas no blog da AP.

Actividades de Gestão:
- utilização do pavilhão do Clube dos Olivais. Por iniciativa da AP foi recuperado, já em
Fevereiro, o protocolo já existente entre a Direcção do Agrupamento e o Clube dos
Olivais.
- pedido do cartão de pessoa colectiva
- pedido de cartão da Makro
- a AP é membro da Direcção da associação de associações de pais do concelho de
Coimbra - Melhor Educação. Neste contexto, a AP participou em várias reuniões da
Direcção da Melhor Educação e em reuniões com a vereação.
- a AP tem dois elementos no Conselho Geral do Agrupamento Martim de Freitas.
Assim, foi promovida a articulação da AP com o Conselho Geral e o Agrupamento
tendo trazido mais visibilidade para questões da escola.
- comunicação aos pais e EE através dos representantes de turma.
Eventos:
- dinamização da festa de Natal: colocação de decorações, venda de rifas, entrega de
prendas às crianças, entrega de cabazes de Natal,
- dinamização da festa de final de ano: colocação de decorações e sombras, palco da
GNR, obtenção de donativos para lanche e prémios, venda de rifas, entrega de
prendas às crianças, oferta do lanche com churrasco e articulação com a Direcção do
Agrupamento para obtenção do sistema de som. A comida restante foi oferecida para
caridade.
- divulgação de iniciativas na cidade
Infraestruturas:
- oferta e instalação de balizas. Foram retiradas pela AP as balizas antigas que
estavam degradadas e que já tinham sido oferecidas pela AP em 2009.
- colagem das protecções das esquinas. Estas mesmas protecções tinham sido
oferecidas pela AP há alguns anos e aguardava-se a intervenção da autarquia para a
sua colagem. Como a autarquia nunca acedeu aos pedidos da escola, a AP tomou a
iniciativa.
- reclamação sobre problemas de infraestruturas à autarquia. Em consequència desta
reclamação e de reunião posterior com a vereação, a escola foi visitada a 6 de
Fevereiro por funcionários da Câmara e da Sra Arquitecta , cuja visita foi também
acompanhada por elementos da AP.
- colocação de toldos de protecção da chuva pela CMC.
- reparação da calçada pela CMC
- oferta, instalação e manutenção de campaínha sem fios pela AP para o ATL
- oferta do tapete de entrada. Este tapete resolve o problema apontado à autarquia,
acumulação de água da chuva junto à porta.
Serviços de Refeição:
- acompanhamento dos serviços de refeições com a CMC e entidade responsável pela
confecção e distribuição. Este trabalho incluiu diversas reuniões e até
acompanhamento da confecção, distribuição e empratamento.
- denuncia de problemas nas refeições e apoio à CMC para que o serviço pudesse ser
melhorado.
- divulgação das ementas no blog

Relatório de actividades

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